Fui conhecer Jerusalém
Ficamos 2 dias na casa do Pato e da Jessica. Uma graca o AP deles, tem cara de casa mesmo e e tao quentinho... Paramos na Tachana e caminhamos ate a Ben Yeudah, onde iriamos ligar para o Pato nos pegar, mas nem precisou, encontramos ele la. A cidade fica a mais ou menos 750m do nivel do mar, por isso la faz bastante frio.
No dia seguinte conheci a cidade velha com o guia Pato (hehehehehe). Impressionante a energia que aquele lugar tem, e indescritível!! É so imaginar que grande parte da população do mundo reza voltada para aquele ponto, o mais sagrado para as principais religiões monoteistas.
Pq aquele lugar e tao sagrado para tantos? Porque desperta tantos sentimentos? É claro que existe algo de muito especial naquela terra, e quando a gente chega la da pra sentir isso.
De fora das muralhas antigas, a mesquita se destaca com sua cúpula dourada que combina com as cores da cidade de pedras. O visual fica mais incrível ainda se observarmos o todo, o deserto da judeia, os montes e colinas.
O shuk árabe é sensacional. A quantidade de tapetes, temperos, pashminas... tudo muito colorido. O que me chamou atencao no shuk foi que eles vendem desde kipot, crucifixos, imagens do meninos jesus, camisetas do serviço secreto de israel a camisetas "Palestina livre". Em Jerusalem existem muuitos bairros árabes, as casas arabes tem a caixa d'agua preta., entao fica facil de identificar. O policiamento la e bem maior, mas nao cheguei a achar assustador, acho que estou ficando acostumada a ver os soldados na rua.
Ir ao muro das lamentacoes foi uma experiência maravilhosa. É impressionante ver a emoção daquelas pessoas rezando encostadas naquelas pedras. entrei no lado das mulheres e tambem fiz minha reza e encostei nele. Do lado dos homens ouvia-se uma cantoria animada, uma canção pedindo paz. EMOCIONANTE ESTAR LA!!
Fomos tambem ao Santo Sepulcro. Sem sombra de dúvida um dos lugares mais lindos que ja visitei. O santo sepulcro é onde os cristãos afirmam que jesusu foi crucificado, sepultado e de onde ressucitou. Sao três as regioes do santo sepulcro: os gregos ortodoxos, os armênios e os católicos romanos. Dizem que as vezes rola um quebra pau por la. O interessante e que cada um tem, seu espaco milimetricamente definido. Tipo, em algumas salas cada pilastra é de um grupo, e até os degrais são divididos. A quantidade de peregrinos lá e imensa!!
O que mais me impressionou naquele lugar foi a fé das pessoas. Pessoas que vem de todos os lugares do mundo para rezar naquele lugar em específico. Encostar naquelas pedras que estão lá desde a era comum. No meio de tudo isso ainda podemos ver escavações. Muralhas que datam de aproximadamente 500 ou 600 D.C. Eh muita historia e muitas fés para so um lugar. Realmente foi uma experiencia incrivel!!!!!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário